Newsletter n. 29 | 09.08.2019

---

EDITORIAIS

---
Balanço das eleições primárias argentinas

Balanço das eleições primárias argentinas

A eleição primária argentina tem grande importância para toda a AL. Não porque indica um "retorno da esquerda" ao poder. Cristina é a mesma coisa que Macri. Mas sim porque indica o fortalecimento dos oportunistas que controlam a classe operária fingindo ser de esquerda. Ou seja: indica que a esquerda revolucionária segue impotente no continente.

Leia mais.

---
Bolsolulismo versus lava-jato

Bolsolulismo versus lava-jato

O processo de desmonte da Lava-Jato em curso vincula estreitamente Bolsonaro e Lula. A última newsletter da Intercept Brasil centra seu fogo em Roberto Leonel, no mesmo momento em que Bolsonaro organiza a demissão deste da direção do COAF (temendo avanço das investigações de Flávio Bolsonaro). A proposta de “abuso de autoridade”, aprovada na Câmara, também reforça o acordo da classe política para desmontar a LJ. Como era de esperar, Bolsonaro está na mão do PT e, juntos, preparam os grandes golpes da burguesia contra a classe trabalhadora brasileira.

Leia mais.

---
Sobre a suposta "regressão colonial"

Sobre a suposta "regressão colonial"

O acordo recentemente assinado de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia deu pano para manga em discussões da chamada esquerda brasileira. Para boa parte da chamada esquerda – PSOL, PSTU e organizações menores –, trata-se de um tipo de “regressão colonial”, o que os leva a ser, por esse motivo contra a medida. Mas será que é disso mesmo que se trata? Ao considerar a realidade brasileira dessa forma – regressão colonial –, que resulta para o nosso programa de luta?

Leia mais.

---

VÍDEOS

---

A perseguição política na Venezuela

Veja aqui.

---

Bolsonaro e Lula: juntos contra a Lava-Jato

Veja aqui.

---

PODCAST RÁDIO CORNETA

---

O Corneta passa agora a contar com a Rádio Corneta. Uma forma pra melhor se comunicar com o chão de fábrica. Além do jornal impresso uma vez por mês, passaremos a circular semanalmente programas em áudio nas plataformas de Podcasts. 

Confira os últimos episódios aqui.