Pela condenação e prisão de Lula! [Panfleto para ato]

Abaixo o conteúdo do panfleto da Transição Socialista a ser distribuído no ato desta terça-feira, 23/01, pela condenação de Lula. Veja o PDF aqui: 2018.01.23 – Panfleto Lula A4

Pela condenação e prisão de Lula! Não ao risco de governo autoritário!

Lula é comprovadamente corrupto. Quem fala que não há provas contra ele ou é ignorante (não leu a condenação de Sergio Moro) ou é mau-caráter. Lula e a falecida Marisa Letícia ocultaram a propriedade do apartamento triplex no Guarujá com uma séria de maracutaias tão bem registradas que não deixam qualquer dúvida de sua culpa. Além disso, há mais processos, ainda não julgados, com provas mais consistentes (o sítio em Atibaia, a corrupção com grandes empresas automotivas, sem falar nos indícios de corrupção na Petrobras). Lula esbaldou-se na farra mais repugnante da burguesia.

Temer deu declaração na Folha de SP a favor do “direito de Lula se candidatar”. Renan Calheiros disse que “Lula só pode ser julgado pelo povo” (ou seja, nas urnas, não na justiça). FHC disse que “prefere derrotar Lula nas urnas a vê-lo na cadeia”. Aécio Neves disse “eu não torço pela prisão do Lula”. Henrique Meirelles disse que “a participação de Lula na eleição é positiva”. A lista de malfeitores a favor de Lula poderia ser infinita.

Não se esqueça: esses malfeitores são aqueles que querem aprovar a reforma da previdência para que você trabalhe até morrer. São os mesmos que defenderam com unhas e dentes a reforma trabalhista, que precariza ainda mais as relações de trabalho. Só isso já deveria bastar para não confiarmos em nada do que esses senhores dizem. Agora, quando defendem Lula, devemos ter clareza do seguinte:

O povo está de um lado. Os que defendem Lula e as reformas nefastas estão do outro. Não há meio termo: é o povo contra os bandidos burgueses!

A absolvição de Lula é algo grave pois ele não é qualquer um. Não é “peixe pequeno”. Deixar ele solto é transformar de vez este país numa terra sem lei. E dado que suas chances de vitória são grandes, deixar ele solto poderá significar a transformação completa da cabeça do Estado numa entidade ilegal, arbitrária, que pode fazer o que quiser e não é subordinada a ninguém. Abrir uma exceção a Lula poderá significar, se ele for eleito, caminhar para um regime de exceção.

Tudo já indica que Lula terá vários recursos na justiça e, na prática, ficará livre, fazendo campanha eleitoral até pelo menos agosto deste ano. Então a candidatura de Lula será um fato consumado. Possivelmente ninguém mais terá coragem de se contrapor. A própria justiça ficará acuada. Lula imporá sua candidatura pela força, contra a própria justiça.

Por isso, se eleito, Lula representará a força do poder Executivo e a desmoralização do poder Judiciário. Some-se a isso o fato de que Lula já prometeu fazer uma Assembléia Constituinte no início de seu mandato. Ou seja, se eleito, Lula mudará a Constituição para restringir ainda mais a liberdade política do poder Legislativo.

A submissão dos poderes Judiciário e Legislativo ao Executivo tem um nome: ditadura burguesa. O Brasil já viu isso algumas vezes em sua história (com Getúlio Vargas e com os militares). Um governo populista de Lula poderia caminhar para um tipo de ditadura, assim como o populista Getúlio Vargas, “pai dos pobres”, caminhou para uma ditadura ferrenha a partir de 1937, o Estado Novo (de inspiração fascista), que perseguia, prendia e matava membros de movimentos de luta dos trabalhadores.

Um governo populista autoritário significará maior repressão aos protestos populares, maior controle dos movimentos reivindicatórios de trabalhadores nos locais de trabalho, cerceamento de direitos de imprensa, de reunião e de organização política da maioria da população. Os governantes e burgueses querem acabar com a contestação social que cresce na população trabalhadora brasileira desde junho de 2013. Para isso, eles precisam de um governo mais “forte”, mais autoritário. A população trabalhadora brasileira não pode se calar diante da ameaça de retorno de dias sombrios!

Não à impunidade do corrupto e burguês Lula! Lula é agente do que há de mais nefasto e atrasado neste país, deve ser condenado e preso o quanto antes!

Conjuntura Panfletos
23.01.2018/,br/> Tags: , , , , , ,