Transição Socialista

“Bolsonaro tá vacilando!”

Abaixo, relato de operário de São Bernardo aO Corneta sobre medida do governo que reduz as normas que regulamentam segurança e saúde do trabalhador

O Bolsonaro quer reduzir 90% da NR’s sendo que nem 5% delas são cumpridas dentro das empresas. A maioria das NR’s a gente tem que lutar muito pra ser cumpridas e não são! Insalubridade, parte elétrica… a maioria dos eletricistas nem tem uniforme adequado!

Ele [Bolsonaro] tá pisando na bola nisso aí! E outra, existem normas pra uma empresa, e as outras 32 a maioria nem usa. Uma é pra mineradora, outra pra empresa de papel… então não são 90% ou 100% de normas pra dentro de uma empresa só. Se for uma empresa grande ela tem que se adequar no máximo a umas 6 ou 7 normas só!

Uma empresa como a Termomecânica pega a NR 11, que é ponte rolante, NR 10, eletricidade, e mais nenhuma outra, insalubridade, risco de ruído, risco de acidente, no máximo 4, isso a TM que é uma empresa grande. Então, ele tá ficando doido! E os acidentes? Ele não tá pensando nisso! É muito acidente! Se ele acha que tá dando gasto essas normas, elas não tão evitando os acidentes!

Agora ele vai e mexe nas NR’s, reduz as normas, as empresas não são obrigadas a cumprir, e o que eles vão pensar em fazer? Vão pensar em lucrar mais ainda! ‘Eu não preciso cumprir, tô de boa! Aí acontece um acidente, não vou precisar indenizar o funcionário, eu troco ele!’ O funcionário perde a mão, eu coloco outro no lugar dele, acabou. Não preciso nem enclausurar máquina por questão de ruído, deixo tudo ficar surdo! Eu vou perder a audição, não tem problema nenhum!

Ele [Bolsonaro] tá vacilando nisso aí! Sei que dá um gasto a questão dos processos, mas só tem processos porque as empresas não cumprem as normas! Se elas cumprissem as normas, que não é muita… mas eles não cumprem nem 5! Aí que vai desandar mesmo! Vai ser bom pras empresas, mas pro peão… vai gerar emprego sim: vai ter muita gente se acidentando e vai entrar outra pessoa no lugar! Ele tá doido!

Leia também Tá caro se lascar no Brasil e saiba detalhes sobre esta medida do governo.