Transição Socialista

Condutores de SP: Renovação é com a chapa 3!

Nos dias 28 e 29 de Maio vai ter eleição para o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo. O Corneta apoia a chapa 3 — Renovação com Lutas. Essa chapa é formada por uma parte insatisfeita da atual diretoria e principalmente por muitos motoristas e cobradores da base da categoria que não aguentam mais a pelegagem da diretoria atual! A chapa 3 é organizada pela CSP-Conlutas e tem o apoio de muitos sindicatos combativos de todo país.

O Corneta entrevistou Marcos Antônio Coutinho, candidato a presidente do sindicato pela Chapa 3. Segundo ele, “foi uma grande dificuldade para poder montar a chapa, porque a nossa chapa é forjada na base dos trabalhadores, (…) 95% dos nossos companheiros nunca tiveram experiência no movimento sindical”.

Os motoristas e cobradores já demonstraram grande força, quando se organizaram para defender os direitos dos trabalhadores e pararam a maior cidade do país. Mas a luta dessa categoria é barrada e até perseguida pelos parasitas que estão hoje no sindicato, que só se importam em enriquecer e defender os interesses dos patrões. Retomar esse grande sindicato para as mãos dos trabalhadores e expulsar os pelegos com a vitória da Chapa 3 é importante para fortalecer a luta de todas as categorias de trabalhadores e enfraquecer a burocracia sindical.

“O sindicato é uma coisa muito boa para os trabalhadores, porém alguns representantes usam do poder que exercem para poder tirar vantagem (comprar fazenda, apartamento, carro de luxo, andar em boates), esse não é o papel do verdadeiro sindicalista, nós não estamos atrás de melhorar nossa conta bancária (…) [a chapa 3] não é uma chapa que tem apoio do patrão como as outras chapas”, diz Marco Antônio.

Veja a entrevista completa aqui.