Transição Socialista
   

Enquete: Desemprego

Hoje, no Brasil, mais de metade dos trabalhadores não têm trabalho. Tem algum desempregado aí na sua família? Como estão se virando? Conte pro Corneta.

Pela primeira vez desde que o IBGE faz esse levantamento, mais da metade da população em idade de trabalhar está desocupada – mais de 75 milhões. O desemprego no Brasil já vinha alto há muitos anos, e uma boa parte dos trabalhadores empregados trabalhavam na informalidade. Agora, com a pandemia, nem na informalidade se arruma mais serviço.

Milhões de postos de trabalho foram cortados de uma hora pra outra, principalmente informais, e a maioria dos brasileiros está abandonada à própria sorte, sem conseguir encontrar ocupação pra tirar o sustento. E isso sem falar nos outros milhões que continuam formalmente empregados, mas com contrato suspenso ou com grandes reduções salariais.

O Corneta quer saber se tem desempregado aí na sua família, ou amigo próximo, e como está a correria pra sobreviver. Ele continua procurando emprego, ou desistiu? Como está se sustentando? Aumentou o aperto na renda familiar, na hora de pagar as contas? E o que você acha que nós, trabalhadores, devemos fazer sobre a questão do desemprego? Responda o questionário, no ZAP ou no facebook do Corneta. Em breve, voltaremos a este assunto, trazendo os depoimentos e opiniões dos companheiros que participarem. Aqui, o peão tem voz!