Transição Socialista

Livro de H. Benoit e J. Antunes sobre a crise capitalista

Acaba de ser publicado o livro O problema da crise capitalista em O capital de Marx (Paco Editorial, 212 p.)dos professores Hector Benoit e Jadir Antunes. Trata-se de contribuição fundamental, amparada na obra clássica de Marx, para a compreensão da crise moderna da sociedade capitalista. Recomendamos a leitura. Consta no livro, também, uma importante apresentação do professor Plínio de Arruda Sampaio Jr., do Instituto de Economia da UNICAMP.

O livro pode ser comprado clicando-se aqui, no site da Paco Editorial.

Leia abaixo sinopse do livro, a partir da apresentação do prof. Plínio A. Sampaio Jr.:

“O problema da crise capitalista em O Capital de Marx é uma original e instigante introdução à concepção de crise que permeia a crítica da economia política. Escrito pelos professores Hector Benoit e Jadir Antunes, dois profundos conhecedores do método e da teoria de Marx, o livro resgata a relação necessária entre crise e revolução. Ao mostrar que a crise abre brechas históricas que permitem a autonomia da política, colocando na ordem do dia a luta pela reorganização do modo de produção capitalista ou pela sua superação, Benoit e Antunes evidenciam as contradições que polarizam a luta de classes. Dirigido aos intelectuais orgânicos engajados na luta pela revolução comunista, O problema da crise capitalista em O Capital Marxé uma contribuição substantiva ao debate sobre as implicações revolucionárias da teoria do valor elaborada na crítica da economia política. É um livro para ser estudado e discutido por todos que compreendem a importância da crítica como arma estratégica na luta da classe trabalhadora contra a barbárie capitalista.”

Plínio de Arruda Sampaio Júnior – Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP

Sumário

Livro Primeiro: Exposição das contradições potenciais e abstratas do capital na esfera da produção de mais-valia; Livro Segundo: Exposição das contradições potenciais e abstratas do capital na esfera da circulação e realização da mais-valia; Livro Terceiro: Conversão das possibilidades formais e abstratas da crise em realidade.

Clique aqui e leia um trecho do livro