Transição Socialista
   

Ato: Fora Boulos do PSOL! Fora lulismo da esquerda!

O companheiro Plínio de Arruda Sampaio Jr., dirigente da ala à esquerda do PSOL, tomou a correta iniciativa de convocar um ato contra a candidatura de Guilherme Boulos por seu partido. O ato será no dia 07/03, na ABI, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, no dia 09/03, com local a ser confirmado em algumas horas.

Mesmo não sendo do PSOL, apoiamos completamente a iniciativa de Plínio, convocamos lutadores e compareceremos ao ato em São Paulo. Isso por três motivos:

1) Temos certeza de que a transformação do PSOL num instrumento do lulismo não é algo bom para o conjunto da esquerda socialista e para o movimento da classe trabalhadora. Crescerão ainda mais, assim, os bloqueios oportunistas à luta da nossa classe;

2) Somos favoráveis a uma frente eleitoral de esquerda socialista entre PSOL, PSTU e PCB em 2018, mas sabemos que isso não é possível com Boulos. O programa defendido pela ala esquerda do PSOL (sobretudo Plínio) é bastante próximo ao do PSTU e PCB, mas o programa de Boulos é uma cópia do lulismo e inviabiliza a unidade entre os radicais.

3) Por mais discordância que tenhamos com PSOL (e não são poucas), seria errado ficarmos passivos, olhando de camarote a disputa. Ela é parte do processo geral e fundamental de reorganização da esquerda socialista, que se dá sob os nossos olhos. Esse processo se acelerou graças à queda histórica do PT no último período. Cabe aos revolucionários intervir nele abertamente. Assim possivelmente superaremos os limites históricos e programáticos da esquerda das últimas décadas e construiremos, finalmente, um instrumento correto para a emancipação da classe trabalhadora.

Toda a solidariedade à ala à esquerda do PSOL!

Fora Boulos do PSOL! Fora lulismo da esquerda!